Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Menu
Pesquisar
Inquérito
Gostaria de ter Internet wireless gratuita por toda a freguesia?
Já deveria estar!
Não!
Excelente Ideia!
Junta de Freguesia - História da Terra

  

  A Freguesia da Luz, situa-se no extremo sudoeste do Concelho de Lagos, Distrito de Faro. Com uma extensão de 2205 hectares, confronta a Sul com o Oceano Atlântico, a Norte com a Freguesia de Bensafrim/ Barão de São João, a Este com a Freguesia de São Gonçalo e a Oeste com a Freguesia de Budens (Concelho de Vila do Bispo).

    A Freguesia da Luz, teve origem no desenvolvimento do Povo de Nossa Senhora da Luz ou Senhora da Luz, depois por Praia da Luz .
    Desanexada da Freguesia de São Gonçalo, no princípio do século XVIII, tornou-se independente e hoje constitui um dos pólos mais importantes no desenvolvimento do Concelho de Lagos.
    Freguesia rural, com características urbanas e tendo no turismo a sua maior indústria, é composta pela Luz, sede da Freguesia, elevada à categoria de Vila em 18 de Abril de 2001, Espiche e Almádena e diversos lugares menores, sendo no entanto salientar os Montinhos da Luz e o Ferrel.


     Designada por Praia da Luz e Nossa Senhora da Luz, devemos fixar o topónimo em Freguesia da Luz.
    Se a segunda denominação tem relação directa com a hagiografia medieval, a primeira corrente toponímica deve-se integrar como estando associada (em parte) à grande afluência de banhistas iniciada em 1928, isto é, durante o primeiro quartel do séc. XX. Deste modo, o surto turístico endógeno (incluindo os próprios lacobrigenses) fez sentir desde as primeiras décadas do séc. XX na Freguesia da Luz. Eis o motivo, porque a localidade também seja denominada por Praia da Luz.
    A sua origem está associada à forte presença de pescadores no litoral barlaventino, sobretudo quando o surto piscatório se fez após a montagem de arraiais de armações de pesca, nomeadamente nos séc. XV e XVI.
Será, sobretudo com a Fase Henriquina dos Descobrimentos Portugueses, que a Freguesia se desenvolveu em toda a sua plenitude.

Área: 22,783 km2
Habitantes: 3545 (censos 2011)
Alojamentos: 5327 (cesos 2011)
Freguesia mediamente urbana

 

  
Estatísticas
Temos 9 visitantes online.
Visitas: 939.287
Login
Utilizador:
Password:
     
Criar novo registo
Recuperar Password
Agenda de Eventos
Partilha
Mural Facebook
Neste momento não existe informação disponível.
  Acessibilidades | RSS | FAQ | Links | Pedido de Informações | Requisitos técnicos
Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ok-Portugal